segunda-feira, 20 de junho de 2011

Programa Mercosul participa do 1° Intercâmbio Regional de Juventude Rural do Nordeste em Cabaceiras-PB

O Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS) plataforma da qual o CENTRAC é membro, participou na sexta-feira, 17 de junho do 1° Intercâmbio Regional de Juventude Rural. O encontro recebeu cerca de 300 jovens dos nove estados do Nordeste na cidade de Cabaceiras, a 184 Km de João Pessoa, no Cariri paraibano.


Ana Patrícia Sampaio Coordenadora Nacional do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS), participarou da roda de diálogo “Juventude e participação” falando sobre a experiência do PMSS, que tem como um de seus eixos de atuação a temática da juventude. Nesta Roda também esteve Hélio Silva do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE ). O secretário nacional de desenvolvimento territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Souza, foi também um dos convidados do evento.

Cada um dos 56 Territórios da Cidadania da região Nordeste enviou uma delegação formada por quatro jovens para participar do evento, que tem financiamento do MDA e será promovido pela Rede de Jovens do Nordeste (RJNE) e pela Escola Quilombo dos Palmares (Equip).

Programação 

A quinta-feira (16) foi dedicada à recepção e credenciamento dos participantes. Na manhã da sexta-feira (17) houve a Mesa de Abertura Institucional e, em seguida, a Mesa de debate com o tema “O Nordeste a Juventude Rural e o Modelo de Desenvolvimento”.

A tarde foi dedicada a rodas de diálogos por eixos temáticos: “Juventude e a Sustentabilidade e permanência no Campo”, “Juventude educação no campo, Identidade Cultura” e “Juventude e Participação”.

Ainda no final da tarde do dia 17, foram iniciadas oficinas, que continuaram durante todo o sábado (18).

No último dia do Intercâmbio, domingo (19), foi realizada a Feira dos Territórios, com apresentações culturais e lançamentos de produtos. O evento se encerrou com um almoço de confraternização.

Fonte: http://www.centrac.org.br com informações do MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário